De acordo com anuncio feito pela Pfizer; nesta segunda-feira (9). A vacina experimental feita pelo laboratório BioNTech; é mais de 90% eficaz na prevenção à Covid-19.
Além disso, segundo as farmacêuticas, até agora não encontraram nenhuma preocupação séria de segurança e esperam obter autorização de uso emergencial nos EUA ainda neste mês.
Contudo; os dados informados pela farmacêutica ainda não tiveram revisão; etapa necessária para possível publicação em revista científica. A Pfizer disse que essas etapas vão ocorrer assim que todos os resultados do estudo estiverem disponíveis. Ainda assim; a empresa informou que a análise provisória teve condução após 94 participantes do estudo desenvolverem a Covid-19 e examinar quantos deles receberam a vacina em comparação com o placebo.
Dessa forma; para confirmar sua taxa de eficácia, a empresa disse que vai continuar o estudo até que haja 164 casos de Covid-19 entre os participantes.
Bill Gruber, um dos principais cientistas de vacinas da Pfizer, afirmou que esse número pode ser alcançado no início de dezembro, dado o recente aumento as taxas de infecção nos EUA.
“Estamos alcançando esse marco crítico de desenvolvimento do nosso programa de vacina no momento em que o mundo mais precisa, com taxas de infecção atingindo novos recordes, hospitais quase excedendo a capacidade e as economias lutando para reabrir”, afirmou Bourla.