Amigdalite em foco

A amigdalite é a inflamação e o inchaço nas amígdalas. Amígdalas são gânglios linfáticos localizados na parte superior da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.

Amigdalite é geralmente causada por vírus, mas também pode haver infecção bacteriana. A bactéria mais comum entre as causas de amigdalite é a Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A, também responsável por outras condições, a exemplo da faringite.

Outras bactérias também podem estar envolvidas no desenvolvimento da doença. Para realizar o diagnóstico será feito um exame físico, no qual o médico examinará a boca e a garganta para ver se as amígdalas estão inchadas, o hálito e também o pescoço do paciente.

O tratamento para amigdalite é feito basicamente com medicamentos. Se for uma amigdalite simples, o médico ou médica poderá prescrever remédios anti-inflamatórios, que irão combater os micro-organismos causadores da infecção, além de proporcionar alívio da dor.

Se a amigdalite está sendo causada por uma bactéria, antibióticos serão receitados para curar a infecção. Os antibióticos podem ser ministrados por injeção ou por via oral e o tratamento dura em média 10 dias.

Amigdalite será o tema da entrevista com o Otorrinolaringologista, Helissandro Coelho, amanhã (20.04), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.