Ameaça em continente Americano

Durante encontro do painel executivo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, a diretora-geral, Margaret Chan, declarou que o vírus zika deve se espalhar por todos os países das Américas, com exceção de Canadá e Chile. O evento discutiu epidemias globais e foi marcado pelo primeiro pronunciamento da diretora sobre os casos da doença nas Américas.

Além da ameaça promovida pelo vetor, o mosquito Aedes aegypti, que o principal fator para a rápida disseminação do vírus, outra informação importante foi um possível caso de transmissão sexual da doença, que está sendo investigada pela OMS.  Conforme pesquisas, o zika foi isolado no sêmen humano, porém, mais evidências são necessárias para confirmar se o contágio sexual é um meio de transmissão.

Durante a visita, foi exigido que os governos notifiquem todos os casos registrados e acompanhem as estatísticas. Até a última semana, o Brasil havia registrado 3.893 casos suspeitos de microcefalia, mais de 30 vezes o que foi registrado em qualquer ano desde 2010.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.