A partir de agora, as ambulâncias terão passe livre nos pedágios das estradas baianas. Além disso, conforme determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, não precisarão mais pegar a fila comum de carros, pois se tratam de carros oficiais. Desta forma, os veículos de emergência, devidamente sinalizados, passarão pelo “passe livre” da direta na Praça dos Pedágios.
O projeto de autoria do deputado Alex da Piatã, foi sancionado pelo governador Rui Costa e publicado no Diário Oficial do Estado(DOE) desta quinta-feira(29.10), Lei nº 13.451/2015, portaria 1.744. Entretanto, a medida não vale para ambulâncias da rede privada. “Eles estão ganhando dinheiro e podem comprar o serviço para não ficar na fila. De qualquer forma, são extrema minoria. As públicas são 90%”, diz o deputado.
As concessionárias responsáveis pelos pedágios baianos terão até 45 dias, contados pela publicação da lei, para se adequarem ao passe livre desses veículos.
Os valores do pedágio da Estrada do Coco são de R$ 5,40 nos dias úteis e de R$ 8,10 (automóvel, caminhonetes e furgão) nos finais de semana e feriados.
*Redação Saúde no Ar