Portal Saúde no Ar

 

Amazônia: queimadas geraram cerca de 11 mil multas

O ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, apontou que diversos órgãos do governo federal atuam para auxiliar na situação do Amazonas. Dessa forma, o combate às queimadas no estado do Amazonas fez com que o governo federal reforçasse a equipe com 149 brigadistas. Além de doar 200 kits de equipamentos e disponibilizasse dois helicópteros para a região. Durante uma coletiva nesta sexta-feira, 13, o ministro disse que o governo vai intensificar a fiscalização: autoridades falam em cerca de 11 mil multas aplicadas este ano.

O reforço de brigadistas acontece entre esta sexta e segunda-feira, 16, mas as punições em dinheiro já começaram. “11 mil multas só de desmatamento já aplicadas. Queimou propriedade? Não vai mais conseguir financiamento agrícola”, revelou o presidente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Mendonça.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de queimadas detectadas no estado supera a média histórica para todos os meses de outubro. Durante os primeiros 10 dias deste mês, foram registrados 2.684 pontos de calor.

Dessa forma, há ainda um projeto pré-aprovado que fornece orçamento de até R$ 35 milhões preventivamente para o combate de incêndios, especificamente para o Corpo de Bombeiros no Fundo Amazônia. A estimativa de investimento é de R$ 30 milhões, provenientes do Programa União com Municípios.

 

 

Foto: Agência Brasil

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe