Em um mundo cheio de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães. Pensando nisso a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2018, traz como tema: Amamentação: a base da vida.
A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise. Sem um ônus adicional sobre o rendimento familiar, a amamentação é uma maneira barata de alimentar crianças e contribui para a redução da pobreza.
Nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza são fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A semana tem como propostas: informar sobre o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza; vincular amamentação dentro da agenda de nutrição, segurança alimentar e diminuição da pobreza, envolver indivíduos, organizações e todos que entendem a importância desse tema e motivar ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.
O assunto foi tema da entrevista do dia 01.08 no Programa Saúde no ar. Patrícia Tosta conversou com a Nutricionista e Professora da UNEB, Thaisy Honorato e com a Líder da Pastoral da Criança, Maria Conceição.
ouça a entrevista: