Dia Mundial do Mal de Alzheimer

No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). O Alzheimer é uma doença incurável, neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade, acompanhada de graves transtornos às vítimas.

O  aumento da taxa de expectativa de vida torna a doença ainda mais temida pelos brasileiros. No início dela, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquece, por exemplo, que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o alzheimer vai causando grande impacto no cotidiano da pessoa afetandos sua capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.

O Alzheimer , e como deve ser tratado o paciente, vai ser o tema do programa Saúde no Ar desta segunda-feira (21.09), Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que trará dois especialistas para falar sobre o mal  no quadro “Conversando com o especialista”: Lucas Viera – médico Nuclear do Hospital São Rafael  e o  neurologista Victor Mascarenhas.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.