Alternativas durante a greve

Bancários em quase todo o país entraram em greve na última terça-feira (6) por tempo indeterminado. Dois dias já se foram e as preocupações para pagamentos e recebimentos são frequentes para a população. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a paralisação não afasta a obrigação de pagar todas as contas em dia. Para evitar problemas posteriores comprometem a qualidade de vida, inclusive, decorrentes de estresse, o consumidor pode seguir algumas alternativas para a realização das operações financeiras.

Correntistas podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais. Durante a noite, os saques são limitados a R$ 300 por questões de segurança. Ainda nesse sentido, não é recomendado aceitar ajuda de estanhos para utilizar o equipamento eletrônico a fim de evitar golpes. A guarda da senha e do cartão é de responsabilidade do correntista.

Confira também 

Mudanças na aposentadoria

Celular tem maior valor social para as mulheres

Além disso, o SAC da agência bancária pode informar se há alguma outra unidade próxima operando disponível para atendimento. Algumas operações, como pagamentos de contas e transferências, também podem ser feitas por telefone. A população ainda possui alternativas digitais, a exemplo dos chamados “internet banking” e “mobile banking” (aplicativo para smartphones).

Vale lembrar que é responsabilidade do fornecedor a oferta de meios alternativos para que o pagamento seja feito. Algumas redes de supermercados e casas lotéricas recebem o pagamento de boletos de concessionárias de serviços públicos, como água, luz, gás e telefone. Caso o fornecedor não disponibilize opções, o consumidor poderá reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor através de anotação do número de protocolo de atendimento, por exemplo, ou através de um e-mail enviado.

Redação Saúde no Ar*

Maicon Menezes

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.