Alterações climáticas ameaçam avanços desenvolvidos para saúde humana

 

A revista The Lancet  publicou um estudo mostrando  que as alterações climáticas representam uma ameaça aos avanços conseguidos no último meio século para a saúde humana.

“As alterações climáticas constituem emergência médica e, portanto, requerem resposta urgente”, afirmou Hugh Montgomery, diretor do Instituto para a Saúde Humana do University College London (UCL).

“As alterações climáticas têm o potencial de reverter as melhorias verificadas na saúde que o desenvolvimento econômico conseguiu nas últimas décadas”, disse Anthony Costello, responsável pelo Instituto para a Saúde Global do UCL.

Os pesquisadores afirmam que as alterações climáticas têm também consequências indiretas para os seres humanos, como mudanças nos padrões de propagação de doenças infecciosas, aumento da poluição atmosférica, insegurança alimentar e má nutrição. Os eventos meteorológicos extremos, como ondas de calor, inundações, secas e tempestades afetam diretamente à saúde das pessoas.

Cientistas europeus e chineses responsáveis pelo trabalho consideram que “o risco potencial” do aquecimento do planeta para a saúde dos seres humanos tem sido subestimado

Fonte: Revista Lancet

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.