Com a campanha sobre câncer de próstata acontecendo neste mês de novembro, tudo o que diz respeito à doença tem chamado a atenção dos homens, que estão levando mais a sério a prevenção das doenças.
Por isso, o Saúde no Ar está publicando, para os interessados, indicações sobre os alimentos que podem contribuir para prevenir esse tipo de câncer. Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, os alimentos indicados para isso são aqueles ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas.
O câncer da próstata atinge principalmente homens com mais de 40 anos e histórico de câncer na família, e está ligado a uma dieta rica em gorduras saturadas, vindas principalmente do elevado consumo de carnes vermelhas e embutidos, como salsicha e linguiça, por exemplo.
O poder do licopeno
O tomate é um alimento rico em licopeno, nutriente com alto poder antioxidante e com ação de inibir a multiplicação das células, o que é muito importante, pois essa multiplicação é uma das características que ocorrem com o surgimento do tumor. Além de prevenir o câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, como o infarto.
Segundo postagem da nutricionista no site Tua Saúde, a quantidade de licopeno que deve ser consumida para prevenir o câncer é de 35mg por dia, o equivalente a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate. Esse nutriente fica mais disponível quando o alimento é submetido a temperaturas elevadas, e desta maneira o molho de tomate tem mais licopeno que o tomate fresco. Outros alimentos ricos em licopeno que vale a pena citar são: goiaba, mamão, pitanga e melancia.
Ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, que protegem as células e fortalecem o sistema imunológico, frutas e legumes também são importantes para prevenir o câncer de próstata .
O ideal seria se consumir diariamente pelo menos três frutas por dia, como laranja, morango, uva e legume nas refeições principais como cenoura, couve-flor e brócolis. Vale a pena também consumir temperos naturais, como alho e cebola, sementes como linhaça e chia e frutas oleaginosas para fortalecer o sistema imune.
Além de consumir frutas, legumes e chá verde, é importante que se reduza a ingestão de gorduras saturadas, que estão presentes principalmente em carnes vermelhas, bacon, embutidos, fast foods e alimentos industrializados ricos em gordura.
Portal Saúde no Ar
A.V.