Alimentos que contém ômega 3 pode reduzir risco de transtornos psiquiátricos

Um estudo publicado nesta terça-feira no periódico científico “Nature Communications”, aponta que os alimentos que contém o ácido graxo ômega 3 – encontrado em encontrado em peixe, frango, molhos de salada e nozes – pode auxiliar na prevenção de transtornos psicóticos e psiquiátricos, especialmente entre jovens, além reduzir os seus níveis de triglicérides e colesterol.  A pesquisa foi Liderada por Paul Amminger, da Universidade de Melbourne, e integrou cientistas australianos e austríacos, por cerca de dez anos.

O estudo contou com 41 participantes na faixa etária dos 13 a 25, com elevada propensão a desenvolver esquizofrenia. Todos eles, passaram por uma dieta regular de suplementos com ômega 3, por 12 semanas. No entanto, um grupo com características semelhantes foi alimentado com uma dieta de suplementos de placebo.

Resultados mostram que 9,8% dos participantes do grupo que recebeu o suplemento verdadeiro desenvolveu algum tipo de psicose, em comparação com 40% daqueles que receberam placebo. Na pesquisa, ainda foi observado que os integrantes desse último grupo também apresentaram uma maior incidência de outras desordens psiquiátricas.

De acordo com o estudo, o ômega 3 reduz significativamente o risco de progressão de desordens psicóticas durante o período posterior de acompanhamento, no entanto, a amostra analisada no estudo não é suficientemente e novas pesquisas precisam ser realizadas para mostrar o mecanismo pelo qual o ômega 3 pode melhorar a saúde mental das pessoas.

A esquizofrenia se manifesta tipicamente em adolescentes ou jovens adultos, e maioria daqueles afetados pela doença desenvolve gradualmente uma variedade de sinais e sintomas clínicos.

Fonte: O Globo

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.