A nossa saúde bucal está diretamente ligada àquilo que ingerimos. Para isto é necessária uma alimentação equilibrada que permita ao nosso corpo assimilar todos os nutrientes de que precisa, uma vez que, a cada dia, o corpo humano se renova, renovando músculos, matéria óssea, pele e sangue. As substâncias que ingerimos são a base para a formação destes novos tecidos e uma dieta com poucos nutrientes essenciais ao corpo, torna nossa boca mais vulnerável a infecções.
Quando uma criança não se alimenta corretamente, por exemplo, seus dentes podem não se desenvolver de maneira adequada. Para ter dentes fortes e resistentes à formação de cáries, ela precisa de uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor.
Nutrientes
Portanto, uma boa alimentação deve conter os seguintes nutrientes:
- · Carboidratos;
- · Ácidos graxos essenciais (contidos em produtos gordurosos);
- · Aminoácidos (encontrados nas proteínas);
- · Quinze vitaminas;
- · Cerca de vinte e cinco minerais;
- · Água.
Porém, como o nosso corpo não pode fabricar todos nutrientes de que precisamos, principalmente certas vitaminas, precisamos obtê-los dos alimentos e suplementos alimentares que ingerimos. O Ministério da Agricultura Americana recomenda à população em geral a ingerir diariamente:
- · 6 a 11 porções de pão e cereais;
- · 3 a 5 porções de verduras;
- · 2 a 4 porções de frutas;
- · 2 a 3 porções de produtos derivados do leite;
- · 2 a 3 porções de carne, aves, peixe, ovos, feijão ou nozes
Uma alimentação incorreta pode causar gengivite e cáries. Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes. Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando a cárie.
De acordo com o site Terra, caso tenhamos que ingerir produtos com muito açúcar ou amido, devemos consumi-los durante as refeições e não entre refeições, já que a produção de saliva aumentar durante as refeições, remove os detritos alimentares da boca.
Alimentos que grudam nos dentes também devem ser evitados, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. Por isso, quanto menos expuser mos nossos dentes a esses ingredientes, menor força terão os ácidos da placa bacteriana de atacarem o esmalte. Um aspecto positivo é o fato da produção de saliva aumentar durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca.
A.V.