Numa parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos do Novo Coronavírus.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta edição, a Professora Adriana Lima Mello – Escola de Nutrição – UFBA. fala sobre: O que são Alimentos In natura, Processados e Ultraprocessados
Confira:
Olá! Eu sou Adriana Mello, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Ufba. No nosso Papo Seguro de hoje falaremos sobre “O que são Alimentos In natura, Processados e Ultraprocessados?” De acordo com o Guia Alimentar para a população Brasileira, os Alimentos In natura, são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Exemplo: frutas, legumes e verduras frescas, ovos, leite, raízes e carnes.
Alguns exemplos: alimentos preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre, frutas em calda e cristalizadas, carnes e peixes conservados em sal, sardinha e atum enlatados, ervilha e milho enlatados, queijos, pães e extrato ou concentrados de tomate. Esses alimentos devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades. A última categoria é dos alimentos ultraprocessados.
Estes são produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. São nutricionalmente desbalanceados, ou seja, pobres em fibras, vitaminas e minerais e ricos em gordura, sal, açúcar, conservantes, corantes, e por essa razão, são prejudiciais à saúde. Pessoas que consomem alimentos ultraprocessados tem mais chance de desenvolver doenças do coração, vários tipos de câncer, hipertensão, diabetes, obesidade, dentre outras.
Além disso, as formas de produção, distribuição, comercialização e consumo desses produtos afetam, de modo desfavorável, a cultura, a vida social e o meio ambiente. Portanto, o consumo dos alimentos ultraprocessados com frequência e em excesso, traz malefícios tanto para a saúde quanto para o meio ambiente
Então, quais são esses alimentos? São os Biscoitos, sorvetes, balas e guloseimas, bolos e mistura para bolo, sopas, macarrões, temperos “instantâneos”, molhos e salgadinhos “de pacote”, refrescos, refrigerantes, iogurtes, bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas, extrato de carnes, produtos congelados e prontos para aquecimento, como pizzas, massas em geral, hambúrguer, carnes empanadas, dentre outros. É isso aí pessoal, sempre que possível, experimentem incluir alimentos mais naturais à sua alimentação!
Não deixem de nos acompanhar nesse canal. Um abraço e até o nosso próximo papo-seguro.
Não deixem de nos acompanhar nesse canal. Um abraço e até o nosso próximo papo seguro.
Produção: Adriana Mello
Colaboração/revisão: Nedja Santos, Jerusa Santana, Valterlinda Queiroz, Valeria Camilo e Lílian Lessa
Ouça:
O Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro
Entrevistas do Papo seguro:
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
Entrevista 8 – Alimentos juninos
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.