Ícone do site

Alimentos Funcionais: o que são ? Como atuam ?

Food backgrounds: top view of a rustic wooden table filled with different types of food. At the center of the frame is a cutting board with beef steak and a salmon fillet and all around it is a large variety of food like fruits, vegetables, cheese, bread, eggs, legumes, olive oil and nuts. DSRL studio photo taken with Canon EOS 5D Mk II and Canon EF 70-200mm f/2.8L IS II USM Telephoto Zoom Lens

O desenvolvimento da Indústria interferiu diretamente na alimentação das pessoas, modificando seus hábitos alimentares e aumentando a incidência de doenças crônico-degenerativas. O consumo excessivo de gorduras saturadas, açúcar e sal, diminuição da prática de atividade física e do consumo de fibras foram os principais determinantes deste quadro.Nos últimos anos a Ciência da Nutrição tem descoberto que certos alimentos contêm componentes ativos capazes de reduzir o risco de doenças, inclusive o câncer. Estes alimentos são chamados Funcionais e é estudado por um ramo específico, a Nutracêutica. Esses alimentos vão além de funções nutricionais básicas, possuem também funções farmacêuticas benéficas para a saúde.

Os compostos bioativos, presentes nos alimentos funcionais, ajudam no tratamento destas doenças. O poder desses compostos deve-se principalmente à ação antioxidante que eles exercem no organismo. Em sua maioria, estão distribuídos em frutas, verduras, grãos e cereais. Nos alimentos de origem animal, podem ser encontrados em peixes de água fria, como o salmão, no leite fermentado e iogurte.

Para a Nutracêutica, ciência que investiga as propriedades terapêuticas destes compostos presentes nos alimentos, quanto mais se investir na prevenção através da alimentação, menos se gastará em tratamentos caros quando as doenças estão em estado avançado. Entretanto, esses alimentos não podem ser encarados como uma solução única, mas sim como um auxílio que os avanços tecnológicos e científicos colocam a disposição do consumidor.

OBS.: Entre os alimentos funcionais estão os Prebióticos e os Probióticos. Os Prebióticos são carboidratos complexos que possuem efeito benéfico sob a flora intestinal, previnindo diarréia, obstipação, redução do colesterol e triglicérides, redução do risco de câncer, entre outros (ex. alho, tomate, cebola, banana e cereais). Os Probióticos são alimentos que contém organismos vivos que, ingeridos, exercem efeito benéfico sobre o equilíbrio da  flora intestinal, controle do colesterol e diarréias e redução do risco de câncer (ex. leite fermentado e iogurte contendo lactobacillus, bifidobactérias etc).

Conheça aqui alguns alimentos funcionais e seus compostos bioativos

Amigos do coração e da boa nutrição intestinal

Na batalha contra os tumores

Fique atento! Coloque no seu prato alimentos de diferentes cores, sabores e formas, respeitando a natureza e dela se beneficiando. Consuma diariamente frutas, hortaliças, grãos e cereais na forma “in natura”, em sucos naturais, sopas, caldos, salada de frutas, purês, patês e molhos. Você vai se deliciar! Se tiver dúvidas, consulte um Nutricionista.

Dra. Ana Cristina Rodriguês Mendes

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile