O Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica visa apoiar os profissionais e gestores para o exercício da vigilância alimentar e nutricional em diferentes contextos da atenção básica, como no Bolsa Família, Saúde na Escola e Academia da Saúde. As instruções contidas na publicação contemplam as diferentes populações e realidades do Brasil.
Já as Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica apresentam instruções para a utilização dos novos formulários de avaliação do consumo alimentar a serem adotados na atenção básica, visando melhorias no processo de trabalho das equipes. Além disso, oferece orientações em relação à produção de indicadores a partir dos dados coletados, subsidiando a análise e a formulação de políticas e ações de alimentação e nutrição com base na realidade local.
A possibilidade de realizar o amplo debate e pensar em todas essas estratégias em conjunto é o diferencial no processo, conforme o MS, que também está lançando o mais novo curso de auto-aprendizado disponível na Redenutri, intitulado “Vigilância Alimentar e Nutricional: contribuições para a organização do cuidado nos serviços de Atenção Básica à Saúde”. As novas publicações estão disponíveis na biblioteca da DAB.
Fonte: Sesab