Alimentação saudável em tempos de quarentena

No programa Excelsior Saúde desta segunda- feira (04/05),  na Rádio Excelsior da Bahia,  Patrícia Tosta, entrevistou, Amanda Ornelas,  gerente das empresas Amo o que faço e Salud! Alimentos.  Amanda é Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da 5 Região (Bahia e Sergipe) desde junho 2017. Possui mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho e Especialização em Higiene Ocupacional pela Escola Politécnica da UFBA.

Tema da entrevista: Alimentação saudável em tempos de quarentena

 

Para manter hábitos saudáveis, e um dos quesitos que podem ser prejudicados é a alimentação. Por esse motivo, é fundamental que a população reforce a atenção para os hábitos alimentares, nesse período de pandemia.

E para ajudar a sociedade manter uma alimentação adequada e saudável é essencial a ajuda do nutricionista, profissional da saúde que tem a missão de promover saúde e qualidade de vida por meio da alimentação.

Um aliado desse profissional é o Guia Alimentar para a População Brasileira. Documento que apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro.

O guia foi produzido pelo Ministério da Saúde e pode ser acessado gratuitamente. LINK: https://bit.ly/2USDrzI

Guia de receitas saudáveis, clique aqui

Esperançar é a atitude a se tomar neste tempo de pandemia, escreve a antropóloga Moema Miranda, em artigo sob a ótica da Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si’”. Ela escreve que a pandemia do novo coronavírus é “parte de um processo mais amplo, vinculado a atitude de grupos humanos em relação a outros humanos e ao planeta,… intensificando os riscos de “caos sistêmico” ou o que os ambientalistas têm chamado de “tempestade perfeita”. Portanto o momento exige “disputar o futuro, ampliar a solidariedade e ousar imaginar um mundo que não seja governado pela máquina de Mammon, o “deus dinheiro”.

Leia o artigo aqui

Ouça o áudio do Programa

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.