Ícone do site

Alimentação saudável e atividade física ajudam a reduzir a pressão arterial

Quem ainda não tem hábito de consumir diariamente alimentos saudáveis, precisa fazer uma reavaliação alimentar urgentemente. Afinal, optar por alimentos mais naturais, menos industrializados e com pouco sal, além de praticar atividades físicas ajudam a reduzir a pressão arterial, apontam especialistas.

Para evitar problemas futuros de saúde, é importante ficar atento na quantidade de sódio presente em cada alimento, como por exemplo, consultar sempre o rótulo. Especialistas enfatizam que o sal tem 40% de sódio, que é um mineral, e também está presente nos alimentos industrializados. Vale ressaltar que até os produtos doces, como os sucos e iogurtes, possuem sódio.

Para a nutricionista da Sociedade Brasileira de Hipertensão Márcia Simas Klein, recomendação é de cinco gramas de sal por dia – 1 colher de chá -, ou dois gramas de sódio. Ela salienta que não é fácil cumprir as regras e destaca que o consumo do brasileiro está acima de dez gramas por dia.

Márcia Klein explica que a quantidade de sódio tem que estar na tabela nutricional dos alimentos, que deve indicar a porção de referência, como três colheres de sopa, uma fatia ou um copo; a quantidade de sódio na porção; e quanto essa quantidade representa na alimentação de um adulto durante o dia todo. A nutricionista salienta que se um produto apresenta de 40% a 50% desse valor diário de sódio, a quantidade muito grande.

Portanto, consumir menos sódio reduz a pressão arterial. Além disso, adotar modelos saudáveis de vida, como controlar do peso, moderar o consumo de álcool, praticar atividade física e consumir alimentação saudável, também contribuem para o bem estar.

*Redação Saúde no Ar Salvador – (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile