Os nutricionistas, Lucília Aquino, especialista em nutrição clínica, e Bruno de Assis, mestre em nutrição clínica, foram nossos convidados desta segunda-feira, (25/02/2019) no Programa Saúde no ar com transmissão ao vivo pelas Rádios Excelsior AM 840 sob o comando de Patrícia Tosta. O tema do programa foi: “Comida de Carnaval, Como se Preparar para a Folia.”
Os entrevistados recomendam aos foliões que antes de sair para o carnaval é importante ingerir alimentos energéticos naturais. Carboidratos ( Aipim, batata doce, inhame), folhas verdes ( que ajudam ao fígado que estará sobrecarregado devido a ingestão de bebidas alcoólicas) frutas e verduras ( em decorrência das vitaminas) . Os alimentos “pesados”gordurosos como por exemplo. feijoada, dobradinha) não são aconselháveis porque deixa a pessoa sonolentas, cansadas. Não adianta ingerir carboidratos sem as vitaminas porque é com elas são essenciais para o metabolismo.
Bruno de Assis, aconselha que sejam evitados alimentos que tenha molhos, a base de ovos, ( maionese) alimentos crus ( saladas) porque o risco de contaminação é maior.
Lucilia destaca que sem o controle da temperatura existe o aumento de proliferação de bactérias, por exemplo a salmonelas ( derivados de leite) “que podem provocar mesmo coma e até mesmo morte. Muito cuidado” afirmou;
Os caldos de frutos do mar devem ser evitados por não existir o controle da temperatura (caldo de camarão, caldo de sururu). ” o alimento resfria e é reaquecido” (— ) ” esse alimento já não pode ser consumido”, ” o resfriamento favorece a proliferação de microrganismos. diz Bruno.
As crianças,idosos e gestantes são mais veneráveis por existir uma alteração na imunidade dessas pessoas, alertou Bruno
Lucília aconselha que sejam observados o estado de higiene dos estabelecimentos, se possui animais, água empoçada, poeira, se estão descobertos ou se o sol bate diretamente nos alimentos.
Jorge Roriz