Alho faz bem ao coração

Uma pesquisa realizada na Universidade do Alabama, em Birmingham – maior cidade do estado norte-americano, aponta que consumir alho faz bem para a saúde, principalmente   para evitar problemas cardíacos. De acordo com os pesquisadores, o segredo do alho está no que resta de sua digestão e é processado pelas células do sangue. O estudo foi publicado na edição da “PNAS”, revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Pesquisadores explicam que essas substâncias, nos glóbulos vermelhos, são convertidas no sulfeto de hidrogênio – fórmula química H2S -, composto que serve como uma espécie de mensageiro químico no sistema vascular — relaxando vasos e ampliando o fluxo sangüíneo.O estudo foi iniciado pela pesquisadora Gloria A. Benavides.

Resultados apontam que embora o sulfeto de hidrogênio seja tóxico em grandes quantidades – além de ser desagradável em forma gasosa, quando responde pelo mau cheiro do ovo podre e das flatulências -, sua presença é fundamental no organismo.

No estudo, cientistas examinaram que o consumo de alho ajuda a ampliar nosso suprimento natural de sulfeto de hidrogênio.

Já nos experimentos, pesquisadores analisaram a mistura de extratos obtidos a partir de alho comprado em supermercado, no entanto, em pequenas quantidades, a uma cultura de glóbulos vermelhos humanos. De acordo com os cientistas, em respostas, as células começaram a emitir H2S.

Na publicação, os pesquisadores relataram que os resultados também sugerem que a capacidade de produzir H2S pode ser usada para padronizar os suplementos de alho.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O) 

11.11. 2015

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.