A alergia alimentar é uma hipersensibilidade do organismo a alguma proteína presente no alimento. A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contato com o alimento.
Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados, variando de moderadas a graves, podendo ser fatais em alguns casos.
Os sintomas surgem rapidamente, entre alguns minutos até duas horas após a ingestão do alergénio, e podem incluir manifestações na pele e mucosas, formigamento na boca, dificuldade de respirar, dores abdominais, vômitos e diarreia, queda de pressão arterial e perda de consciência. Esses sintomas podem ocorrer de forma isolada ou combinada.
Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal, como por exemplo diarreia, flatulência e dor ou desconforto abdominal.
Os alimentos que são mais comuns em alergias alimentares são o leite de vaca, ovo, amendoim e oleaginosas, peixe, marisco, trigo e soja.
Tanto na alergia alimentar como na intolerância alimentar o tratamento consiste em retirar da alimentação os alimentos e todas as receitas que são preparadas com os alimentos que causam os sintomas.
Se você desconfia que tem alergia a algum alimento é muito importante procurar um médico para investigar e após o diagnóstico iniciar o tratamento com o auxilio de um nutricionista.
Giesy Ribeiro – Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo. Atua na área clínica.
Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.