Os aditivos alimentares são substâncias químicas adicionadas aos alimentos com o objetivo principal de conservar e conferir a estes características próprias. Dentre as funções mais empregadas como aditivos alimentares destacam-se os conservadores (aumentam a vida útil dos alimentos) e os corantes (restituem a cor perdida durante o processamento industrial).
Os aditivos alimentares tem sido alvo de muitos estudos, os quais objetivam conhecer os possíveis riscos à saúde humana, já que algumas destas substâncias podem provocar em certos indivíduos reações adversas, como as alergias e ou intolerâncias. Dentre estas substâncias destacam-se os aditivos alimentares pertencentes à classe dos conservadores (benzoatos, sulfitos), no entanto, os corantes artificiais são considerados os aditivos mais envolvidos com as alergias, a exemplo da tartrazina, amarelo crepúsculo, Bordeaux-S, dentre outros. Os sinais e sintomas mais associados às alergias e ou intolerâncias provocados pela ingestão dos aditivos alimentares são broncoespasmo em indivíduos sensibilizados, urticária, angioedema (inchaço da camada mais profunda da pele), eczema, e possivelmente, da hiperreatividade brônquica em crianças asmáticas.
Os corantes podem ser encontrados em alimentos ultraprocessados, coloridos artificialmente, a exemplo de produtos de confeitaria, bebidas não alcoólicas (refrigerante, suco de fruta, preparados sólidos para refresco em pó), sobremesas em pó (gelatina, pudim), bebidas lácteas fermentadas ou não (iogurtes com sabor de frutas) e sorvetes.
Em conclusão, a melhor prevenção para as reações adversas provocadas pela ingestão de aditivos alimentares, principalmente à população mais suscetível, deve ser o de evitar o consumo de alimentos processados industrialmente, ao máximo possível bem como a adoção da leitura habitual dos rótulos dos produtos alimentícios.
O assunto foi tema do quadro “Comer e Ser” desta segunda-feira (18/09), no Programa Saúde no Ar.
Ouça na íntegra, o comentário da nutricionista Neuza Maria Miranda dos Santos.
Neuza Maria Miranda dos Santos – Professora Adjunta do Departamento de Ciências dos Alimentos da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.
Fonte: Nutricionista Neuza Maria Miranda dos Santos
Foto: Google
Redação Portal Saúde no Ar