Alemanha, França e Itália suspendem uso da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19

Novos países europeus, suspenderam temporariamente a vacinação com o imunizante da Oxford/Astrazeneca. De acordo com o jornal The Guardian, a Alemanha, França e Itália informaram nesta segunda-feira (15) sobre a decisão. Segundo o ministro da Saúde alemão a medida é uma precaução, por conta dos últimos relatos de coágulos em pessoas que receberam a vacina.

Além disso, a Agência Europeia de Medicamentos, informou que “decidirá se novas informações afetarão a autorização da vacina”. Do mesmo modo, países como Dinamarca e Noruega já anunciaram uma suspensão temporária de vacinação com a Oxford/AstraZeneca.

De acordo com as informações do The Guardian, a medida aconteceu após a Áustria parar de usar um lote  especifico da vacina, enquanto investiga uma morte provocada por disfunções relacionadas a coágulos e um caso de embolia pulmonar.

Dessa forma, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha e busca informações junto às autoridades internacionais sobre possíveis eventos adversos relacionados, relacionados ao imunizante.

Em resposta, a AstraZeneca defendeu a segurança da vacina, testado em ensaios clínicos rigorosos; de acordo com nota da farmacêutica “A segurança da vacina foi extensivamente estudada em ensaios clínicos de Fase III e dados revisados ​​por pares confirmam que a vacina é geralmente bem tolerada”.

Contudo, além da Dinamarca, a Áustria, Estônia, Lituânia, Luxemburgo e Letônia também suspenderam o uso do imunizante. Dessa forma, os países esperam investigação conduzida pelo Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da EMA.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Anvisa vai monitorar produção, distribuição e estoque de oxigênio medicinal

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.