Álcool e medicamento, uma mistura para conhecer. As festas de final de ano estão chegando e as vezes algumas pessoas que tomam medicamentos periodicamente pensam que um gole não vai fazer a diferença. Algumas pessoas acreditam que as bebidas alcoólicas cortam o efeito dos medicamentos, porém o álcool não interfere na ação dos remédios. O excesso é que faz com que a bebida comprometa na ação do medicamento.
E isso ocorre porque o álcool tem efeito diurético, e o corpo elimina o medicamento pela urina, impedindo que permaneça no sangue num nível de concentração elevado o suficiente para matar a bactéria causadora da doença. Além de que corre-se o risco de sobrecarregar o organismo com a dupla tarefa de metabolizar remédios e bebidas.
Quer saber mais sobre o áccol e medicamento?, como o organismo reage a mistura? Quem fala mais sobre o assunto é a Farmacêutica Aline Oliveira, em álccol e medicamento uma mistura para conhecer.
O assunto foi tema do quadro Farmácia e Comunidade, que vai ao ar toda terça-feira, no Programa Saúde no ar, veiculado pela rádio na Rede Excelsior de Comunicação: AM 840 AM, FM 106.01, Recôncavo AM 1460 e Rádio Saúde no ar. Ouça o comentário: