Categories: Notícias

ALBA terá comemoração hoje

Diabetes foi o tema escolhido este ano como tema de reflexão para o dia Mundial da Saúde. Segundo a  Federação Internacional da Doença até o ano passado, cerca de 415 milhões de pessoas foram diagnosticadas como diabéticas, o que significa que um em cada onze adultos no mundo tem esta doença, que é a sétima causa de morte no mundo “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em países de média e baixa renda, como é o caso do Brasil, o diabetes avançou ao índice de 40% dentro do curto período de quatro anos. A incidência cresce a cada ano, pois está diretamente ligada ao aumento da obesidade, do sedentarismo e do envelhecimento da população.

O tema esteve em pauta na ALBA, Assembleia Legislativa do Estado nesta terça-feira. A Comissão de Saúde e Saneamento promoveu audiência pública lembrando o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril, com o tema “Diabetes, uma epidemia silenciosa mundial”. O debate, presidido pelo deputado estadual José de Arimateia, promotor do evento, com o presidente da Comissão, Alex de Piatã, deputados do colegiado e especialistas do tema. “Um em cada onze adultos no mundo tem esta doença, que é a sétima causa de morte no mundo. Os brasileiros com excesso de peso já são 52,5%, o que significa mais da metade da população, sendo que 17,9% apresentam obesidade. Quando não realizado o diagnóstico precoce e não tratada a diabetes pode causar graves males como retinopatia (descolamento da retina e cegueira) nefropatia (insuficiência renal crônica), neuropatia (diminuição da sensibilidade nas mãos e pés), infarto do miocárdio e AVC”, informou o deputado.

O especialista em angiologia, Marcelo Liberatto, afirmou que de 100 pacientes diabéticos, 25 vão ter algum tipo de úlcera que se não tratada pode levar a amputação de membros inferiores “O doente tem que olhar o pé todo dia porque ele perde a sensibilidade do pé, há 58% de redução do risco apenas com o autoexame. A base da saúde moderna é a prevenção”, contou. Também presente no evento a nutricionista Manuela Gouveia, contou que a diabetes é a sexta causa de morte no país. Para ela, cada vez mais surgem pacientes mais jovens com diabetes e as consequências vão acontecer mais precocemente. “Alimentos saudáveis, apoio a atividade física e políticas públicas em grande escala ajudariam a mudar esse quadro”, afirmou a nutricionista.

Redação Saúde no Ar*

P.T.O

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

12 horas ago