A água não pode ser vista como uma simples mercadoria que qualquer um pode negociar. É um bem! É saúde, é alimento! Ela é muito mais. A população tem que começar a enxergar, água não é apenas aquela que chega à torneira. O Fórum Social Alternativo discutiu justamente esse ponto, que ela não é mercadoria.
O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) aconteceu dias 17 e 22 de março de 2018, em Brasília. Foi um encontro mundial, democrático com organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito essencial à vida.
Objetivo do Fórum foi fomentar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água. Tentando transformar este direito em um recurso inalcançável para muitas populações, que, com isso, sofrem exclusão social, pobreza e se vêm envolvidas em conflitos e guerras de todo o tipo.
No FAMA, foram debatidos temas centrais de defesa pública e controle social das fontes de água, o acesso democrático à água, a luta contra as privatizações dos mananciais, as barragens e em defesa dos povos atingidos, serviços públicos de água e saneamento e as políticas públicas necessárias para o controle social do uso da água e preservação ambiental, que garanta o ciclo natural da água em todo o planeta.
Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, meio ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração do Grupo Germen, e da aluna bolsista do projeto Permanecer, Thuane Policarpo. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71-996813998.
Ouça a entrevista na íntegra:
ou assista direto no Facebook
Redação Saúde no Ar
Foto:internet
O Programa Saúde no Ar é transmitido pela Excelsior AM 840 e rádio on line Saúde no Ar, participação pelo watss App 71 9968-13998 ou 3328-7666.