Água pura e de qualidade é uma condição básica para a saúde e bem estar. O conceito de saúde como estado de bem estar físico, psíquico e social depende do ambiente natural, visto que é um determinante da reprodução da vida. Neste sentido, o filósofo contemporâneo Hans Jonas defende como o princípio da responsabilidade humana, a garantia da existência no planeta das gerações futuras. Assim, tratar sobre os recursos naturais é pensar sobre um direito fundamental: a nossa dignidade humana, mas também a das gerações vindouras.
Ora, sendo a água um bem natural imprescindível a qualquer tipo de vida, seja no reino animal, seja no reino vegetal, falar de água e saúde é também tratar de questões a respeito do acesso e utilização dos recursos hídricos.
O acesso e uso de água potável e tratada garante condições básicas de saúde, haja vista o adoecimento por agentes de veiculação hídrica, como por exemplo:
- Contaminação da água
Diarréias
Parasitoses intestinais: Giardíase; Ascaridíase; Tricuríase
Hepatite A
Leptospirose
2. Má higiene
Infecções de pele: Escabiose; Abscessos; furunculoses
3. Relacionada com banhos de rios/ lagoas
Esquistossomose
4. Proliferação de vetor
Malária
Arbovisores (Dengue, Zika e Chikungunya)
Febre amarela
Leishmaniose
A fim de alcançar a qualidade de saúde ambiental faz-se necessário discutir hábitos de vida saudáveis, mas também debater o tema tendo como objetivo a construção da cidadania, ou seja, o engajamento participativo na luta pela garantia ao direito constitucional de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, de modo individual no uso racional dos recursos naturais e de modo coletivo na cobrança de políticas públicas equitativas, visando proteção da presente geração e das gerações futuras.
Durante o mês de Fevereiro/2018, os conteúdos desta coluna terão a assinatura da Profa.Cláudia Bacelar Batista, que também colabora com o “Quadro Saúde e meio ambiente”, veiculado às quartas-feiras no Programa Saúde no ar, pela Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, através da parceria com a Universidade Federal da Bahia.
Sobre a fonte:
Cludia Bacelar Batista-Professora Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Ouça o comentário na íntegra:
Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, meio ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração do Grupo Germen, e da aluna bolsista do projeto Permanecer, Thuane Policarpo. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71-996813998.
Fonte: Profa.Cláudia Bacelar
Foto: Internet
Redação Saúde no ar.