Agrotóxicos terão risco reavaliado pela Anvisa e podem ser retirados do mercado

Nesta quinta- feira (02/05) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  divulgou uma nota informando que até o ano de 2020 alguns agrotóxicos serão reavaliados e retirados do mercado. Quatro produtos estão  na mira para serem proibidos.

Os critérios de avaliação estão sendo revisados  por representantes da Anvisa, do Ministério da Agricultura (Mapa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), além de outros integrantes do setor.

Será divulgada uma lista de substâncias e com suas respectivas pontuações de avaliação.

Muitos desses compostos atualmente permitidos para uso na agricultura brasileira são suspeitos de  provocar câncer ou mutações genéticas e  alguns também são usados fora do setor agrícola.

Diferentemente de outros produtos regulados pela Anvisa, o registro de agrotóxicos não prevê legalmente a revisão ou renovação. Por isso, segundo a agência, a revisão será “fundamental para a proteção da saúde da população”.

Serão levadas em consideração as  referências internacionais de entidades como a Autoridade Europeia para Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês) e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Usepa).

Para Renato Porto, diretor da terceira diretoria da Anvisa, o processo será importante para “retirar do mercado produtos que, de fato, têm grau de toxicidade não mais aceitável”, afirmou em nota.

Fonte: Anvisa

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.