Antes de falar sobre a saída para aquisição de alimentos de qualidade, me vejo com o compromisso de esclarecer alguns conceitos básicos de agroecologia, soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional. Buscando estudar e compreender estes conceitos, cheguei à conclusão de que é impossível desvinculá-los, não dar para falar de um sem falar do outro, pois entre eles existem uma inter-relação, em especial no que se refere à qualidade dos alimentos. Se fossemos falar sobre eles com mais detalhes passaríamos o dia inteiro falando, mas devido ao tempo tentarei fazer um breve resumo sobre seus conceitos.
Quando pensamos em AGROECOLOGIA não devemos restringir apenas a um modo de produção dos alimentos, mas uma disciplina que incorpora princípios ecológicos básicos para manejo de agroecossistemas produtivos que conserva os recursos naturais (Altieri, 1999, apud Caldart, 2012), enquanto que a SOBERANIA ALIMENTAR é o direito dos povos de decidir seu próprio sistema alimentar e produtivo, pautando em alimentos saudáveis e culturalmente adequados, produzidos de forma sustentável e ecológica (FÓRUM MUNDIAL PELA SOBERANIA ALIMENTAR, 2007). “A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis” (Art. 3º da Lei 11.346 de15 de setembro de 2006 – LOSAN).
Diante disso, acho que fica mais claro perceber porque devemos adquiri alimentos agroecológicos, pois estamos tendo o direito de escolher alimentos mais saudáveis sem uso de agrotóxicos, ou seja, alimentos sem contaminação química e que veio de uma produção sustentável. Sei que nos dias atuais, ter uma alimentação saudável é um grande desafio, pois na vida corrida em que vivemos e a grande oferta e propaganda de alimentos industrializados influenciam, de forma negativa, nossos hábitos alimentares, nossas escolhas e acima de tudo nossa saúde. Mas lembrem-se “Alimentos Saudáveis” é bom para você, para a natureza e melhor para o mundo.
Leia mais:
Tem como limpar os “venenos” dos alimentos?
Durante o mês de abril/2018 a nutricionista, Denise Braga Dourado, assina a coluna Alimentação e também contribue com o quadro “Comer e ser” veiculado às segundas-feiras no Progarama Saúde no Ar na, Rádio Excelsior AM 840, tendo a chancela da Escola de Nutrição da Ufba.
Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e Saúde no Ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa.Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 9 9681-3998. Toda contribuição será bem vinda.
Ouça o comentário da nutricionista Denise Dourado:
Foto:internet
Foto: Aurelino Xavier/Ascom SDR “Produção agroecológica em Senhor do Bonfim”
Disponível em < http://www.secom.ba.gov.br/galeria/17949/143133/Producao-agroecologica-ajuda-a-preservar-meio-ambienteem-Senhor-do-Bonfim.html > Acessado em 19/04/18.