A agricultura orgânica é uma forma de produzir alimentos limpos sem o uso de produtos químicos, chamados de agroquímicos, que prejudicam a qualidade dos vegetais que comemos. No início da nossa existência, quando ainda erámos poucos habitantes no planeta, praticávamos a caça e a pesca. Tudo era natural e orgânico. Com o crescimento da população técnicas foram desenvolvidas para aumentar a produção de alimentos. Só que estas técnicas nem sempre se preocuparam com a saúde das pessoas e nem do meio ambiente. Muitas das consequências do uso dessas substancias nem eram conhecidas. A agricultura passou a ser intensiva, com uso de máquinas, fertilizantes e venenos chamados de agrotóxicos. Este tipo de agricultura é chamada de agricultura moderna ou agricultura industrial. Com a produção em escala, as pessoas começaram a adoecer, os animais, principalmente aves e peixes também adoeceram. Sem falar na contaminação dos solos, da água e do ar. Nesta época, em várias partes do mundo, diferentes pessoas começaram a se preocupar com o que comiam e desejaram ter de volta os alimentos saudáveis e naturais. Assim surge a agricultura orgânica.A agricultura orgânica é uma prática que tem feito com que muitos agricultores mudem a sua forma de produzir. Eles não usam nenhum produto artificial para adubar o solo nem venenos para combater pragas ou doenças. Assim o alimento produzido tem a melhor qualidade, sendo bom para todos e para a biodiversidade do planeta.
O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar, nesta quarta-feira (31.01), Patricia Tossta conversou com a Biólogoa, Profa. Dra do Instituto de Biologia da UFBA,Josanidia Santana Lima e com Cláudio Mascarenhas, ambientalista e Diretor do Grupo Germen.
A entrevista também falou sobre a Feira Agroecológica da UFBA, que acontece nas manhãs de toda sexta feira na Praça das Artes no Campus de Ondina, desde o dia 26 de fevereiro de 2016, projeto que mescal ensino, entretenimento e promoção da saúde reunindo pessoas de todas as idades inclusive crianças que começam a aprender desde cedo noções de agroecologia, economia solidaria e alimentação saudável.
Ouça na íntegra:
Prof. Dra. Josanidia Santana Lima – docente do Instituto de Biologia da UFBA,desde 1994, com experiência acumulada na docência de disciplinas a exemplo de Fundamentos de Agroecologia, Hortas Urbanas, poluição ambiental, fisiologia vegetal. Implantou e coordenou uma usina de produção de adubo orgânico, chamado composto dentro do Campus de Ondina .Coordenou o laboratório de análise de tecido vegetal e de solos e também projetos de agricultura familiar. Idealizadora e coordenadora da Feira Agroecológica da UFBA, que acontece todas sextas-feiras desde fevereiro de 2016.
Durante o mês de Janeiro/2018, a Dra Josanidia Santanais, assinou a Coluna “Saúde ambiental”, e os conteúdos do “Quadro Saúde e meio ambiente”, veiculado às quartas-feiras no Programa Saúde no ar, pela Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, através da parceria com a Universidade Federal da Bahia. Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão:“Nutrição, meio ambiente e saúde: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Neuza Maria Miranda.
Redação Saúde no ar.