PORTAL SAÚDE NO AR

Agência Estadual de Defesa Agropecuária descarta ocorrência do mal da “vaca louca” na Bahia 

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)  informou, nesta segunda-feira (10), que desde 2008 não há no estado nenhum caso comprovado da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como mal da “vaca louca”.

De acordo com a Adab, em todos os processos de colheita, exames e resultados laboratoriais realizados não foram detectados sinais da doença. Diante dos resultados obtidos, a Agência descarta a ocorrência da doença do mal da “vaca louca” no estado da Bahia. O órgão fiscaliza regularmente os frigoríficos e, por meio do serviço de vigilância sanitária, promove a remoção e destruição dos materiais que apresentem risco específico para a EEB.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também  descartou a hipótese da  doença conhecida como vaca louca, ter causado a morte de duas pessoas na Bahia.

“O ministério reforça ainda que o consumo de carne e produtos derivados de bovinos no Brasil é considerado seguro, não representando risco para a saúde pública”, completou..

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe