Categories: Notícias

África comemora um ano sem a poliomelite

O continente africano comemorou uma grande vitória: um ano sem novos casos de poliomelite no continente. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) esta é uma etapa importante, porém não é a última até a erradicação em nível mundial desta doença altamente contagiosa, incurável e às vezes mortal.

O último caso conhecido de pólio foi registrado na Somália em 11 de agosto de 2014, que foi afetada por uma grande epidemia e se tornou o país endêmico mais prejudicado.

Conforme Steven Lauwerier, diretor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Somália, “não tivemos novos casos de pólio há um ano, apesar de todos os desafios que o país tem.
-Não queremos nunca mais ver uma criança somali paralisada por este vírus que pode ser prevenido. O que significa que devemos seguir apoiando as campanhas de vacinação para nos assegurarmos de que a pólio está completamente erradicada, completou.

O Unicef comemorou esta “extraordinária conquista”, embora tenha alertado que “nem tudo está terminado” pois deve-se esperar dois anos sem novos casos para que uma região seja considerada totalmente livre da doença. Não se descarta o fato de que casos isolados não tenham sido registrados.

A pólio, uma doença incurável que afeta principalmente crianças menores de cinco anos, é facilmente evitada graças a uma vacina eficaz, de fácil administração e barata. Um em cada 200 infectados desenvolve paralisia irreversível e de 5% a 10% dos paralisados têm morte por asfixia, já que os músculos respiratórios param de funcionar. Na foto, meninos somalis, em um acampamento.

Erradicada

Há 26 anos sem casos de pólio, o Brasil iniciou no último sábado (15.08) a campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite que vai até 31 de agosto em todo o país. Na ocasião, o Ministério da Saúde disponibilizou mais de 100 mil postos de vacinação, cuja meta é vacinar 12 milhões de crianças.

Embora livre da doença, a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.
Fonte: Yahoo
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

2 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

3 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

3 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

3 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

4 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

17 horas ago