Portal Saúde no Ar

 

Afogamento é a primeira causa de morte em crianças

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) asseguram que o afogamento é a principal causa de morte entre crianças de até 9 anos, sendo que de forma mais acentuada entre 1 e 4 anos. Na faixa de 5 a 9 o número de casos fica apenas atrás de acidentes de trânsito. As informações foram divulgadas pelo MS logo após a morte de três crianças em uma piscina, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático fez uma alerta para as piscinas, a entidade defende que os pais devem permanecer com as crianças pequenas dentro d’agua, em uma distância máxima de um braço. Outra recomendação dos especialistas é que seja instalado uma grade em volta dos ralos para evitar sucção.

Mesmo com os constantes casos de afogamento, o número de mortes tem diminuído bastante nos últimos anos devido ao aumento de profissionais guarda-vidas e de placas com orientações sobre as condições marítimas. Por isso, a atenção deve ser redobrada em locais sem a presença de socorro imediato, como em áreas naturais, cachoeiras e represas. Nas residências os cuidados devem ser estendidos às caixas d’agua e banheiras, que não devem ficar à disposição de crianças pequenas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.