O projeto “Aedes do Bem” divulgou em parceria com a Prefeitura de Piracicaba (SP), que o município reduziu em mais de 80% a proliferação de mosquitos Aedes aegypti selvagem nos bairros tratados com a tecnologia.
Desde abril de 2015, os mosquitos geneticamente modificados da Oxitec são liberados pelas ruas do bairro da zona leste, que fica a oito quilômetros do Centro de Piracicaba.
De acordo com a entidade, 0 CECAP/Eldorado foi o primeiro bairro a receber o Aedes do Bem™, justamente por ser o líder municipal em ocorrências de dengue à época do início do projeto em 2015. Um ano após as liberações, o número de casos notificados da doença na região caiu 91%, segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Piracicaba.
Uma pesquisa realizada no fim de 2016 pelo CW7 Instituto de Pesquisas indicou que 92,8% dos moradores da cidade apoiam o Aedes do Bem™.
Projeto- Aedes do Bem™! é um mosquito geneticamente modificado produzido pela empresa Oxitec. Seu objetivo é ajudar no combate ao Aedes aegypti selvagem. Produzido em laboratório, o Aedes do Bem™! é um macho que, ao copular com a fêmea selvagem do Aedes aegypti, transmite um gene para seus descendentes que faz com que eles morram antes de atingir a fase adulta. Em cinco diferentes projetos, três no Brasil, um no Panamá e um nas Ilhas Cayman, os Aedes do Bem™!, conseguiram reduzir em até 99% a população selvagem de Aedes aegypti nas áreas tratadas. Em Piracicaba (SP), resultados preliminares mostraram uma redução de 82% nas larvas selvagens nas áreas tratadas com o Aedes do Bem™!, em comparação com a área não tratada.