Aedes ataca no Chile

Aedes ataca no Chile depois de 60 anos. Nesta segunda-feira (18) foi registrada a primeira presença do mosquito Aedes aegypti, na cidade de Arica no norte do país.

Segundo a agência de notícias France Presse, até então, acreditava-se que o mosquito não existia no Chile continental, mas apenas na Ilha de Páscoa. “Trata-se de um Aedes aegypti, o que significa que temos que tomar mais precauções”, afirmou a ministra da Saúde, Carmen Castillo, ao anunciar a descoberta.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Zika vírus atualmente mais temido por gestantes, se espalhará por todo o continente americano. Até agora, mais de 21 países (incluindo o Brasil) foram afetados pela doença.

Em comunicado recente, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço continental da OMS, ressalta que a ausência do mosquito vetor Aedes aegypti no Chile e no Canadá seria o fator responsável pela ausência da manifestação da doença nesses países. A OMS informa que a falta de imunidade contra a doença será um acelerador para a rápida e continua disseminação do vírus no continente americano.

 

Redação Saúde no Ar*

Tamires Moreno

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.