Adultos adquirem gripe duas vezes por década, diz pesquisa

Uma pesquisa aponta que adultos com mais de 30 anos de idade só adquirem gripe cerca de duas vezes a cada década. Amostras de sangue de 151 voluntários chineses, entre 7 e 80 anos, foram analisados e observando os níveis de anticorpos contra nove formas diferentes de vírus da gripe que circularam entre 1968 e 2009. O estudo foi publicado na revista especializada PLOS Biology.

Pesquisadores verificaram que crianças contraem gripe, em média, a cada dois anos, enquanto as infecções se tornam cada vez menos frequentes à medida que as pessoas crescem. Outro fator importante, foi a descoberta da contração da gripe em adultos a partir dos 30 anos de idade, considerando que podem acometer a cada duas décadas.

De acordo com o autor do estudo Steven Riley, na infância e adolescência é mais comum contrair a infecção, e isso, possibilita que o maior contato com outras pessoas adquira a doença. A gripe possui inúmeros tipos de vírus causadores da infecção, o que torna difícil avaliar a forma como as pessoas são infectadas pela influenza. Os resultados coletados devem ajudar a compreender como a imunidade da população afeta a evolução do vírus da gripe e, potencialmente, fazer previsões sobre como o vírus mudará no futuro. Os dados também podem auxiliar os cientistas a considerarem como a imunidade às tensões históricas influenciariam a eficiência.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.