Aditivos alimentares potencialmente nocivos são proibidos na Califórnia

Na Califórnia, o governador Gavin Newsom, assinou uma lei que proíbe o corante vermelho nº 3 e outros aditivos alimentares potencialmente prejudiciais em bens de consumo.

Dessa forma, o país é o primeiro em proibir o uso de ingredientes encontrados em muitos doces, bebidas populares. Conhecido como Lei de Segurança Alimentar da Califórnia, o Assembly Bill 418, proíbe a fabricação, venda ou distribuição de produtos alimentícios na Califórnia contendo corante vermelho nº 3, bromato de potássio, óleo vegetal bromado ou propilparabeno.

O bromato de potássio é adicionado aos produtos assados ​​para ajudar a fortalecer e crescer a massa. Em algumas bebidas, o óleo vegetal bromado emulsiona um sabor cítrico, evitando a separação. Já os propilparabenos estão presentes ​​para preservação antimicrobiana de alimentos.

Atualmente, quase 3 mil produtos usam o corante vermelho nº 3 como ingrediente, incluindo doces como Skittles, Nerds e gomas Trolli; shakes de proteína. Bem como, produtos instantâneos de arroz e batata; e misturas para bolo embaladas.

Contudo, o projeto de lei não será implementado até 2027,  “um período significativo para as marcas revisarem suas receitas para evitar esses produtos químicos nocivos”, acrescentou Newsom.

De acordo com a National Confectioners Association, uma organização comercial com sede em Washington, DC, disse em comunicado.“ A aprovação deste projeto de lei por Newsom minará a confiança do consumidor e criará confusão em torno da segurança alimentar”.

Foto: Pixabay

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe