Portal Saúde no Ar

 
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Acupuntura no Tratamento da Doença  Mental: Uma Abordagem Eficaz e Segura

A doença mental ainda é um estigma em nossa sociedade que precisa ser enfrentado.
Transtornos de ansiedade, depressão, distúrbios do sono, drogadição e mesmo algumas psicoses são doenças tratáveis do ponto de vista psiquiátrico.
Dentro de uma abordagem multimodal, a acupuntura tem sua aplicabilidade associada ou não a medicamentos tradicionais, medicamentos da farmacopeia chinesa e várias técnicas de psicoterapia e terapia ocupacional.
A  acupuntura, é uma modalidade de tratamento de doenças cuja aplicação de origem milenar na China, vem se desenvolvendo ao longo dos anos tanto no seu país de origem como em vários outros ao redor do mundo.

Quando aplicada de maneira adequada, ela é segura e livre de efeitos colaterais, sendo uma ferramenta valiosa no tratamento das doenças mentais.
As técnicas de acupuntura são variadas, mas independente da técnica alguns princípios são básicos.
O primeiro é o do diagnóstico adequado da doença em questão, uma insônia transitória deve ser abordada de um modo diverso de uma insônia crônica, por exemplo; uma crise de ansiedade causada por um evento adverso deve ser abordada de modo diferente de um transtorno de ansiedade causado, por exemplo, por uma inadaptação profissional ou no casamento. Luto não é doença, mas uma experiência de dor e sofrimento experimentada por qualquer ser humano que perde alguém querido. Luto e depressão são situações diversas que devem ser abordadas de modo diverso.

Em termos práticos a acupuntura, independente da técnica utilizada tem como objetivo regular o metabolismo de vários neurotransmissores, seja estimulando sua produção pelo organismo ou retardando sua degradação, ou mesmo sua recaptação  no nível neural; a exemplo da serotonina, com mecanismo de ação muito próximo de alguns medicamentos antidepressivos tradicionais.

Tanto a inibição da recaptação serotonina através da prescrição de alguns antidepressivos como a estimulação de sua produção e circulação no sistema nervoso central pelas técnicas de acupuntura, promovem uma sensação de  relaxamento e de melhora do humor e da disposição.

O que dizem os especialistas

De acordo com o Dr. Luiz Sampaio, psiquiatra e médico acupunturista, atual  presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), a acupuntura tem se mostrado eficaz no auxílio a pacientes com transtornos mentais, desde que indicada de modo adequado. O médico lembra que a readequação psicológicas dos pacientes deve sempre ser associada ao tratamento farmacológico ou por Acupuntura. Nesse sentido, o psicólogo tem papel importante na recuperação do paciente.
Nesse sentido, ressalta a incoerência de um psicólogo aplicar tratamento por acupuntura pelo fato do  tratamento por acupuntura não substituir a abordagem psicoterápica, sendo abordagens complementares com níveis diversos de interação com o paciente.
Um médico acupunturista, mesmo que com conhecimentos de técnicas psicoterápicas,  não tem condições, pelo nível de abordagem, de ser psicoterapeuta de seu paciente, o mesmo vale para o psicólogo psicoterapeuta.

Considerações Finais
É importante ressaltar que o tratamento de transtornos psiquiátricos  com acupuntura deve ser sempre feito pelo médico acupunturista, após diagnóstico psiquiátrico adequado e sempre estimulada a readequação psicológica, ou seja, a técnica deve ser utilizada como parte de um plano de tratamento integrado, visando o bem-estar do paciente em todos os aspectos de sua saúde mental

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe