Para melhor orientar a população e em virtude do Dia da Saúde Ocular celebrado em 10 de julho, o Hospital Humberto Castro Lima promoverá uma ação no Bompreço do Canela nos dias 12 e 14 deste mês. Durante a programação serão disponibilizados os serviços de aferimento de pressão arterial (PA),orientações em geral a respeito de saúde dos olhos e panfletagem da cartilha da saúde ocular.
Prevenção da cegueira
A visão é um sentido que requer alguns cuidados importantes para manter a sua vitalidade. Os exames oftalmológicos nem sempre são realizados regularmente e muitos pacientes têm problemas visuais e desconhecem fato que muitos podem levar até mesmo a cegueira. Para chamar a atenção da importância da prevenção, no dia 10 de julho é celebrado o Dia da Saúde Ocular.
Pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que se iniciativas de alcance mundial e regional não forem tomadas, em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão, ou seja, pessoas incapazes de desempenhar muitas de suas tarefas cotidianas devido à deficiência visual.
No Brasil, os cálculos apontam a existência de 1, 1 milhões de cegos (0, 6% da população estimada) e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. Sendo que 60% e 75% desses casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis ou curáveis se tivessem um diagnóstico previamente realizado por um oftalmologista.
A oftalmologista do Hospital Humberto Castro Lima, Dra. Dayse Cury alerta que uma simples consulta oftalmológica é capaz de diagnosticar a maioria das alterações oculares.
“A oftalmologia foi uma das áreas que mais se desenvolveu com exames complementares de alta tecnologia que ajudam no diagnóstico e acompanhamento das doenças oculares englobando o campo visual, paquimetria, topografia corneana, tomografia de coerência óptica (O.C.T), angiofluoresceinografia, ultrassonografia ocular, entre outros”. explica.
Doenças contemporâneas da visão
Conforme o Ministério de Saúde, cerca de sessenta milhões de pessoas sofrem de problemas oculares devido ao uso do computador e estima-se que esse índice vem aumentando em um milhão a cada ano. Para cada 40 minutos de utilização do computador, devemos ter uma pausa de 10 minutos para restabelecer a visão. O monitor deve permanecer aproximadamente 60 cm de distância e um pouco abaixo do campo de visão.
Sintomas que podem ocorrer devido ao uso inadequado do computador são olhos ressecados, vermelhos e irritados, cefaleia, lombalgia, torcicolo e dificuldades de focalização.
Prevenção de doenças oculares
Algumas doenças que podem afetar a visão, como cerotocone, glaucoma, presbiopia e catarata podem ser controladas se forem descobertas no início e realizado o tratamento adequado.
Hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade são doenças que podem ser previamente diagnosticadas desde o nascimento, por isso o cuidado com a visão deve ser feito cautelosamente logo nos primeiros dias de vida do bebê. Da adolescência até os 40 anos de idade, os cuidados devem ser reforçados com visitas regulares ao oftalmologista.
O glaucoma sem dúvida nenhuma é a doença que mais causa cegueira irreversível no mundo, segundo a OMS, pois é uma doença assintomática e quando o paciente percebe, geralmente já houve perda de visão, que nesse caso, é irreversível.
A oftalmologista Dayse Cury evidencia alguns cuidados que podem ser tomados no campo visual. “Adotar uma dieta balanceada, pois uma boa alimentação é importante tanto para a visão quanto para a saúde do corpo em geral, evitar o tabagismo, utilizar proteção para luz solar como o uso de óculos escuros de boa qualidade, não coçar os olhos e não se automedicar”, orienta a oftalmologista.
Redação Saúde no Ar*
João Neto