Ácido hialurônico contra osteoartrite

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) deixou os protetores dos animais bastante preocupados, com a informação de que a “injeção de crista de galo” seria a melhor forma de tratar a osteoartrite, doença que deteriora as articulações do corpo, principalmente na região dos joelhos, dificultando a locomoção e causando muitas dores.

Porém, os galos podem cantar tranquilos. A injeção que antigamente era produzida com a crista de galos, atualmente é feita com ácido hialurônico, uma substância natural que é encontrada nas nossas articulações, lubrificando o atrito entre os ossos. Esse processo, conforme o Jornal Ciência, se chama viscossuplementação. Com o avanço da tecnologia, a substância pode ser obtida de forma sintética, poupando a região da cabeça dos animais.

Conforme o portal Mother Nature Network, a depender do tipo de artrite, basta uma aplicação semanal de três a cinco semanas para que as dores dos pacientes diminuam significativamente, mas nem sempre todos se bene

O reumatologista Roland Moskowitz,  da Universidade de Case Western Reserve e cofundador da Sociedade Internacional de Pesquisa em Osteoartrite, nos EUA, acredita as injeções de ácido hialurônico poderiam ajudar na produção, reforçando as juntas, preservando a cartilagem e retardando a evolução da condição.

AAOS alerta que a associação nunca fez um registro cientifico de que  o procedimento pode reverter o quadro de artrite ou fazer a cartilagem crescer novamente, e que apenas tem registrado resultados expressivos relatados pelos pacientes.

Já a Universidade de Queensland, em Brisbane, na Austrália, observou após avaliar uma pesquisa reunindo 76 estudos do procedimento e seus resultados, que os níveis de dor foram reduzidos de 28 a 54%, em média, em todos os pacientes avaliados, o que equivaleria aos efeitos de medicamento anti-inflamatórios. Além disso, verificou-se que o tratamento seria capaz de melhorar a condição em taxa de 9% a 32%.

O problema do ácido está na demora em fazer efeito,  e no uso excessivo que pode causar uma “quebra” da cartilagem encontrada nas juntas, piorando ainda mais o problema. Por isso, é comum que as injeções sejam aplicadas por médicos junto com anti-inflamatórios para amenizar a dor, pois o ácido hialurônico não possui efeito imediato.

Portal Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.