Acidente de trânsito eleva custo

O trânsito no Brasil mata 43 mil pessoas por ano – número três vezes maior do que a guerra civil na Síria – ao mesmo tempo em que outras 124 mil são internadas anualmente com algum tipo de lesão. As informações foram baseadas em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em levantamento do Ministério da Saúde sobre internações hospitalares e gastos com tratamento, foi demonstrado que os acidentes de trânsito geraram um gasto de R$ 200 milhões aos cofres públicos em 2013. O agravante é que 75% das vítimas fatais estão relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas.

Com a finalidade de apresentar esse panorama na capital baiana e reverter os números, principalmente como forma de preservação da vida e redução de custos com a saúde pública, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da vigilância Epidemiológica, irá promover hoje (22) uma sessão técnica sobre o Programa Vida no Trânsito. O evento que acontecerá em parceria com a Transalvador será realizado no auditório do Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, localizado na Avenida Vasco da Gama, das 8h30 às 12h.

Durante a mobilização, os representantes da SMS juntamente com órgão de trânsito, farão a exposição e discussão dos dados, das ações desenvolvidas, bem como das  intervenções para o enfrentamento do agravo na capital baiana.

Em Salvador, o número de óbitos por Acidentes de Trânsito e Transporte (ATT) em residentes do município reduziram 58% no período de 2010 a 2016. Em 2010 o total de óbitos relacionados a acidentes de trânsito chegou a fazer 310 vítimas, enquanto que em 2016 esse número caiu para 130. Em 2017 já forma registrados 71 óbitos em decorrências dos Acidentes no transito, sendo 53 pessoas do sexo masculino.

Os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos, sendo que os homens representam 80% do total de óbitos. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e fazem parte de um estudo encomendado pela Secretaria de Políticas de Previdência Social à Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC). De acordo com pesquisa,  o Brasil ocupa  quinto lugar em número de óbitos em decorrência de acidentes de trânsito. Apesar de ter apresentado uma queda a partir de 2010, o país ainda apresenta, em média, 40 mil mortes por ano.

 

Fonte: Ascom SMS

Foto: Pixabay

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.