O 14º Congresso Mundial de Saúde Pública será realizado entre os dias 11 e 15 de fevereiro, em Calcutá, na Índia. O congresso terá como tema “Pessoas saudáveis, ambientes saudáveis”.
Pesquisadores e profissionais de gestão de organizações internacionais se encontrarão no evento, com o principal objetivo de debater impactos de fatores sociais na vida das pessoas para provocar a compreensão de que o acesso à saúde vai além da assistência médica. A reunião também tem o intuito de tentar determinar formas de atingir metas como terminar com a pobreza, preservar o meio ambiente, assegurar acesso à água, saneamento e à energia elétrica, de acordo com a Agência Brasil.
Segundo o conselheiro e ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luiz Facchini, representante da Federação Mundial de Associação em saúde Pública, vários motivos definem as condições de saúde pública das pessoas, e pobreza é um dos principais problemas. Ele acrescenta que a falta de água, como vemos hoje no Sudeste, sendo persistente no Nordeste, a poluição atmosférica são problemas de todos, mas que afetam mais os pobres.