Em reconhecimento ao Dia Mundial Humanitário de 2021, o Conselho Internacional de Controle de Narcóticos (INCB); bem como o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS); apelam aos governos para facilitar o acesso a medicamentos contendo substâncias controladas em ambientes de emergência; inclusive durante pandemias e o número crescente de desastres relacionados ao clima.
De acordo com relatórios das Nações Unidas, mais de 7.348 desastres foram registrados nas últimas duas décadas, dos quais 40% agora são estimados como relacionados ao clima. Dessa forma, um ano depois de uma declaração conjunta anterior , restrições comerciais sem precedentes, escassez de medicamentos, surtos de infecções e novas variantes do SARS-CoV-2 agravam os problemas relacionados à manutenção do fornecimento de medicamentos controlados.
Dessa forma, segundo a OMS, há um aumento da demanda por medicamentos controlados nas respostas a emergências. Desde o início da pandemia de COVID-19, a OMS identificou mais de 20 medicamentos com escassez em nível global; incluindo quatro que contêm substâncias controladas que usadas em unidades de terapia intensiva para tratamento de casos graves de COVID-19.
Por esse motivo, a escassez afeta países de todos os níveis de renda. Assim, segundo a OMS, é preciso uma ação urgente para garantir que os sistemas nacionais melhorem o acesso a medicamentos controlados para pessoas afetadas por emergências, incluindo pandemias e desastres relacionados ao clima.