Ação para diagnosticar câncer de mama chega na região de Barreiras e Paulo Afonso

Entre os dias 3 e 19 de agosto, o programa que promete diagnosticar precocemente o câncer de mama chega aos interiores do Estado da Bahia.  Inicialmente, a ação vai contemplar a população da região de Barreiras – 15 municípios e de Paulo Afonso – nove municípios. Na mobilização, serão atendidas mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab – integra ao Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama.

Para realizar os atendimentos, a ação conta com um caminhão equipado com dois mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar, em média, 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia/unidade. Na ocasião, as mulheres, que foram identificadas através das Unidades Básicas dos Municípios e Secretarias Municipais da Saúde realizarão os exames no consultório improvisado. Além de Paulo Afonso e Barreiras, os atendimento acontecem também nos municípios de Glória (03 a 08); Catolândia (03 e 04); Riachão das Neves (03 a 12); Cristópolis (03 a 07).

Após a mamografia, num segundo momento, serão realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.

Cerca de 280 municípios de 17 regiões de Saúde, já foram atendidos pelo programa de rastreamento do câncer de mama. Entre 2011 e 2014 foram realizados aproximadamente 220 mil exames de mamografia.

O câncer de mama é uma doença silenciosa que atinge milhares de mulheres, podendo até levar à morte.  É o segundo tipo mais freqüente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na Bahia, o Inca estima que este ano serão 2.560 novos casos da doença.

Confira os endereços dos atendimentos:

Paulo Afonso – Centro de Cultura Lindinalva Cabral, localizado na Avenida Apolônio Sales, s/n.

Barreiras –  Praça Castro Alves, no centro da cidade, em frente ao Palácio das Artes.

Glória – Estratégia itinerante estará no centro da cidade, na Rua Idalício de Farias, 246, em frente à Secretaria Municipal de Saúde e da Igreja Santo Antônio;

Catolândia – Praça Municipal, em frente à Prefeitura;

Riachão das Neves – Praça 19 de julho, em frente à Secretaria Municipal de Saúde;

Cristópolis – Em frente ao Hospital Municipal Antônio José de Araújo, no centro da cidade.

Fonte: Ascom/Sesab

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.