Parceria entre a Sociedade de Gastroenterologia da Bahia (SGB) e o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal no Brasil (GEDIIB); se unem em prol da campanha “Maio Roxo – Visibilidade DII”; que chama a atenção a respeito dos sinais de alerta das doenças inflamatórias intestinais.
Neste sábado, 28, entre 9h e 17h, no Salvador Shopping, médicos especialistas estarão reunidos com o objetivo de esclarecer dúvida; bem como orientar e chamar a atenção da população a respeito das patologias que têm acometido milhares de pessoas em todo o mundo.
As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) compreendem, principalmente, a doença de Crohn. que apresenta um quadro inflamatório crônico com acometimentos profundos nos intestinos delgado e grosso, e a retocolite ulcerativa, uma inflamação caracterizada por úlceras; ou seja, feridas no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e do reto.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com a DII e; além disso, segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), essas doenças afetam entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes estando em ascensão, principalmente, em jovens em idade ativa entre 15 e 35 anos.