Programação especial pelo Dia Mundial da Doença de Parkinson em Salvador

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realizará uma programação especial, durante todo o mês de abril, a fim de abrir os olhos do mundo para a Doença de Parkinson. No dia 11, se comemora o Dia Mundial da Doença, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde em 1998.

A primeira atividade da programação acontece no dia 7 com a apresentação do espetáculo “Feliz-Saúde na melhor idade!”. Uma peça de teatro para interagir, dançar, rir e se divertir, encenada por estudantes de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs), que fazem parte do programa Pisco. O espetáculo abordará o bem-estar e o conceito amplo de saúde, evidenciando que o idoso pode ter saúde, mesmo sendo portador de doença crônica.

Na semana seguinte (dia 11), acontecerá sessão científica sobre “Disfagia no Portador de Doença de Parkinson”, com a médica Ana Caline Nóbrega da Costa, mestre e doutora em Medicina e Saúde, especialista em Motricidade Oral, que abordará os principais pontos para identificação precoce da disfagia.

Seguindo a série de eventos, no dia 19, o Creasi realizará mesa redonda “Doença de Parkinson: Novas perspectivas”, aberta ao público, com a participação da geriatra Mônica Hupsel Frank, diretora do Creasi, do neurologista Jamary Oliveira Filho e dos fisioterapeutas Daniel Dominguez e Lorena Santos.

Para encerrar as atividades de reflexão e conscientização pelo Dia Mundial da Doença de Parkinson, o Programa de Apoio ao Cuidador realizará no dia 25, roda de conversa sobre o tema e oficina “Corpo e Movimento”. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas através do telefone (71) 3270-5815, e-mail: creasi.comunicacao@saude.ba.gov.br ou site: www.saude.ba.gov.br/creasi

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.