Alguns maus hábitos desenvolvidos por quem malha podem ser prejudiciais para o desenvolvimento das atividades físicas e para alcançar os resultados esperados. Veja quais são os principais erros e aprenda a evitá-los.
ALIMENTAÇÃO DESORDENADA
Uma boa alimentação é importante para manter a carga energética necessária durante a atividade física. A alimentação pré e pós exercício é extremamente importante para garantir que o corpo não sofra com uma hipoglicemia.
PULAR O AQUECIMENTO
O aquecimento dos músculos e das articulações evita lesões e prepara o corpo para o treino pesado, a não realização pode causar lesões. Alongamentos e equipamentos se pedo podem ser usados para preparar as articulações, enquanto alguns minutos na bicicleta ou na esteira aquecem o músculo preparando para receber uma carga mais intensa.
EXCESSO DE PESO
Peso deve ser controlado de acordo com a evolução da força muscular. O excesso de peso pode ferir os tendões e a sobrecarga gera um desequilíbrio corporal durante a atividade, o que facilita os erros posturais prejudiciais para a atividade e que podem ocasionar outros problemas.
TREINO DESORGANIZADO Cumprir a rotina de atividades indicada por um profissional evita lesões dando tempo de descanso aos músculos. A desorganização da sequência de atividades pode se tornar um problema e causar lesões.
INTERVALO MUITO LONGO
O tempo de descanso entre uma série e outra deve ser de aproximadamente dois minutos. Para trabalhar com total amplitude os músculos é necessário que os movimentos sejam realizados de maneira completa, estimulando toda aquela área.
SÓ USAR MÁQUINAS
Exercícios livres trabalham musculatura, equilíbrio e respiração e devem ser incluídos na rotina da academia. Fazer a atividade com o auxílio de aparelhos é importante, mas as máquinas não devem ser exclusivas na rotina de exercício.