Em Sintonia

A violência contra a pessoa idosa

No Programa Em Sintonia desta quinta-feira (15.06), na Rede Excelsior *AM 840 e FM 106,1, a comunicadora Patricia Tosta, entrevista  Maria Isabel Vitória de Carvalho, Administradora, Advogada idealizadora da Rede Inventividade e Maria Emilia Rodrigues  Professora aposentada. Especialista em Gerontologia.  Diretora técnico- científico da ANG BA., para falar sobre:  Junho Violeta mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

O Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta, das 9 às 10h, ao vivo.
Participação ao vivo pelo WhatsApp (71) 9-9657-3998 e chat do Canal Rede Excelsior da Bahia/Youtube.

Para ficar sabendo em primeira mão sobre os próximos temas, promoções, eventos e informações sobre saúde de utilidade pública entre em nossa comunidade. Link do grupo.

Para ouvir a entrevista depois escolha um dos nossos canais – Site (matéria completa), canal youtube, Spotify. Acesse: Redes sociais Patricia Tosta.

15 de junho dia de conscientização e  enfrentamento à violência contra a pessoa idosa  para que o tema, publicamente discutido, receba a visibilidade necessária e o devido enfrentamento.

O Estatuto do Idoso (art. 19) afirma, ainda, que qualquer ação ou omissão que fere o bem-estar físico e/ou emocional da pessoa idosa, não importa se praticada uma ou muitas vezes, em lugar público ou privado, é uma violência.

E, no decorrer dos anos, a cada junho, muito se tem repetido sobre a dificuldade de enfrentar e punir as violências praticadas contra as pessoas mais velhas, principalmente por se tratar de “crimes silenciosos” que ocorrem em ambientes privados, sem testemunhas e sem denúncias. Também ouvimos que, não raro, os agressores sequer se dão conta de que estão cometendo uma violência, pois encaram como naturais suas atitudes contra o bem-estar das pessoas idosas.  Ao assim agirmos, estamos cristalizando um grande equívoco!

Além de familiares, cuidadores e outros agentes da vida privada dessas pessoas, é preciso que se jogue luz sobre outro agente, tão ou mais agressivo ao bem-estar físico e/ou emocional da pessoa idosa: o Estado.

São as poucas opções de educação, esporte e lazer para as pessoas idosas poderem se manter ativas física e intelectualmente.
Aqui tomado em seu sentido genérico, o Estado – ou o poder público em todas as esferas e áreas de poder – por ação ou omissão comete violências diárias contra as pessoas idosas!

São as intermináveis filas para atendimento médico-hospitalar, que permitem que a pessoa idosa sofra por meses e anos até a morte sem atendimento. É o tratamento interrompido, ou sequer iniciado, por falta de acesso à medicação. É o cuidado negligente em hospitais, por falta de pessoal da saúde ou por seu despreparo profissional e humanitário. São as poucas opções de educação, esporte e lazer para as pessoas idosas poderem se manter ativas física e intelectualmente. São as aposentadorias que têm seu valor aquisitivo real diminuído mês a mês, além de estarem atreladas a um sistema sob constante ameaça de ruir, causando sofrimento e insegurança contínua às pessoas idosas. É a falta de amparo social geral à pessoa idosa pobre, que não tem moradia digna, não tem família em condições de ampará-la e não tem Instituições de acolhimento onde possa se residir dignamente. São os direitos judicializados que acabam sendo julgados anos após a morte dos interessados que deles se beneficiariam. São os altos salários de muitos, em especial do legislativo e do judiciário, que humilham as pessoas beneficiárias do BPC, muitas vezes julgadas como aproveitadoras, por receber sem ter contribuído.  E tantas outras…

Fonte: Associação de Nacional de Gerontologia – ANG
Denuncie toda forma de violência a pessoa idosa – enviando mensagem para o whatsapp: Disque 100  –  (61)- 9-9961-10100
Não precisa se identificar

Vídeo da entrevista:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde nos bairros – Está no Cabula e nos Barris até 13 de julho

Cabula VI recebe o programa Saúde nos Bairros a partir desta quarta (3) Para facilitar…

10 horas ago

Alexandre de Moraes mantém a prisão dos acusados pela morte de Marielle

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (3) manter…

12 horas ago

Conheça as Doenças Causadas pelo Consumo de Álcool

Nesta quarta-feira, 03.07, no Programa Em Sintonia, da Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou, Dr. Vinicius…

12 horas ago

Jogo do Tigrinho: algoritmo pode ser manipulado para alterar resultados

Polícias de diversos estados brasileiros realizaram operações contra o chamado Jogo do Tigrinho – um…

20 horas ago

Bactéria wolbachia passa a ser usada em mais uma cidade (Joinville -SC) no combate à dengue

A expectativa é iniciar a soltura dos primeiros mosquitos Wolbitos ( mosquitos contaminados com a…

20 horas ago

A pandemia de Covid -19 afetou o desenvolvimento das crianças

Os bebês, crianças pequenas e pré-escolares da pandemia estão agora em idade escolar, e o…

20 horas ago