A vesícula é o tema na segunda

 

O Saúde no Ar desta segunda-feira (30.11) vai falar sobre a vesícula biliar, órgão responsável pelo armazenamento da bile. O entrevistado será o gastroenterologista Jardel Soares Caetano, que vai explicar como a vesícula funciona  e o que acontece quando ela é retirada.

A vesícula, que está presente na maioria dos vertebrados, é um saco membranoso, que se situa abaixo da superfície do lóbulo direito do fígado, atrás das costelas inferiores.

Sua função é armazenar a bile segregada pelo fígado, que chega nela através dos condutos hepático e cístico e lá permanece até ser solicitada pelo aparelho digestório.

Quando funciona dentro da normalidade, a vesícula esvazia seu conteúdo através do conduto biliar no duodeno para facilitar a digestão, favorecendo assim, os movimentos dos intestinos e a absorção dos nutrientes. Além disso, evita a putrefação e emulsiona as gorduras.

O problema mais frequente da vesícula biliar é a presença de cálculos, cuja forma e tamanho varia desde o tamanho de um grão até o tamanho de uma pêra. São formados por sais biliares e são mais frequentes nos diabéticos, em pessoas negras, mulheres, especialmente nas que sofrem de obesidade e aquelas que já passaram por múltiplas gestações.

O Saúde no Ar, apresentado por Patrícia Tosta, começa às 10 horas e é transmitido pela Rádio Excelsior (AM840) e pela nossa rádio web. Perguntas poderão ser feitas pelo telefone 3114.3307 ou pelo WhatsApp 8247.9246.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.