Portal Saúde no Ar

 

A Tuberculose mata mais de um milhão de pessoas por ano no mundo

Hoje 24 de março, é celebrado o dia mundial contra a tuberculose. O objetivo é divulgar informações de diagnóstico e prevenção dessa doença que é um grave problema mundial de saúde.

O diagnóstico da tuberculose pode ser obtido por vários métodos. A radiografia de tórax é um dos metodos mais usados, a eficácia do tratamento para tuberculose depende do diagnóstico precoce e de um tratamento adequado seguido religiosamente. Tosse seca por mais de duas semanas

Um meio de evitar a contaminação pelos tipos mais graves da tuberculose é tomando a vacina BCG na infância.

De acordo com a OMS, o bacilo da tuberculose é o segundo patógeno mais mortal depois do novo coronavírus.Em média, morrem mais de um milhão de pessoas por ano de tuberculose, em 2021, morreram 1,6 milhões de pessoas.

EM 24 de março de 1882, O médico Robert Kock anunciou a descoberta do bacilo, causador da doença. E em homenagem a ele, o basilo da tuberculose é chamado de Kock

Um dos maiores problemas no tratamento é que a maioria das pessoas que se tratam não seguem o tratamento de forma integral. Elas pensam estar curadas, abandonam o tratamento e depois a doença se manifesta de forma mais intensa

A tuberculose (TB) é frequentemente vista como uma doença do passado. No entanto, é uma das mais infecciosas do mundo.

A doença é causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis ou  Bacilo de Koch (BK).) que afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso.

A bactéria se espalha pelo ar quando pessoas infectadas tossem, falam, cospem ou espirram.

Os sintomas da tuberculose ativa incluem:

Tosse persistente (por mais de duas semanas), que pode apresentar-se com sangue ou escarro;
Febre;
Sudoração noturna;
Perda de peso;
Dores no peito;
Fadiga

O tratamento para tuberculose sem complicações leva, no mínimo, seis meses e, na maior parte dos casos, o tratamento é feito com dois antibióticos de primeira linha: rifampicina e isoniazida. Quando os pacientes são resistentes a esses antibióticos, considera-se que eles tenham desenvolvido a TB-MDR (tuberculose multirresistente a medicamentos).

Muitas pessoas que sofrem de infecção tuberculosa latente nunca desenvolvem a doença, mas algumas são mais propensas a progredir num quadro de tuberculose ativa; estas incluem:

– Pessoas com infecção pelo HIV;
– Pessoas que se infectaram com bactérias da TB nos últimos 2 anos;
– Bebês e crianças pequenas;
– Pessoas com outras doenças que enfraquecem o sistema imunológico;
– Pessoas idosas;
– Pessoas que não foram tratadas corretamente para TB no passado.

Jorge Roriz –  Fonte: OMS

No Programa Em Sintonia desta quinta-feira, (23.03.2023), fez um alerta parado risco da tuberculose. 24 de Março é celebrado o dia mundial de combate a doença.

Patrícia Tosta realizou uma entrevista com o médico pneumologista Guilhardo Fontes que fala sobre o tema.

Ouça a entrevista:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe