Portal Saúde no Ar

 

A tuberculose é o tema do “Conversando com o especialista” desta terça-feira (24)

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões e provavelmente é a doença infecto-contagiosa que mais mortes ocasiona no Brasil.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
No Brasil, é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 16º lugar entre os países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
A tuberculose representa sério problema de saúde no Brasil, pelo grande número de pessoas que atinge. Sendo uma doença fortemente favorecida pela precariedade das condições de vida, uma questão permanentemente discutida é a sua tendência em conjunturas de aguda crise econômica e social, como a que vivencia o país atualmente.
A tuberculose é curável e pode ser evitada com uma série de medidas. Vamos ver quais são ela no quadro “Conversando com o especialista” do Saúde no Ar desta terça-feira (24). O especialista Manuel Ribeiro, chefe do Serviço de Pneumologia do Cárdio Pulmonar será entrevistado pela coordenadora do programa Patrícia Tosta.  O programa começa às 8 horas e pode ser sintonizado através da nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br e da Rádio Excelsior (AM 840). Os interessados poderão fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do Waht’s App 9681.3998.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.